São várias as redes sociais existentes por aí. Nesse post você confere algumas da mais usadas no mundo e quais as suas especifidades.
O Instagram, ou “Insta” para os íntimos, é a rede social que mais ascende nos dias atuais. Com cerca de 600 milhões de usuários ativos, o Brasil ocupa hoje um lugar de destaque e é um dos países que mais usa a rede social com a finalidade de fazer marketing.
Isso se deve ao fato de o Instagram ser extremamente fácil de usar, basta tirar uma foto, postar, e ela aparecerá no feed de milhares de pessoas.
O público principal jovens entre 18 e 35 anos que possuem o conhecido smartphone. Caso esse seja o tipo de público que sua empresa ou negócio busca atingir, sua presença nessa rede social é imprescindível!
DICAS
Use Hashtags! Além de uma foto boa e uma legenda clara, é interessante usar hashtags que estão em alta no momento.
Interaja! Seu público precisa se engajar com sua conta, afinal, Instagram é relacionamento. Promova enquetes, sorteios e faça com que eles queiram comentar seus posts.
Sabia que fotos de pessoas tendem a ter 35% mais engajamento que fotos “cruas” e sem a presença humana? Aproveite-se desse recurso!
O Facebook se destaca das outras redes sociais por ter um enorme potencial comercial. Isso porque lá é possível criar páginas empresariais, anúncios pagos segmentados e é permitido o engajamento com o público alvo e um contato direto com o mesmo.
O público mais presente nessa plataforma são as mulheres, pessoas de 18 a 29 anos. Hoje são mais de 1.28 bilhão de usuários no Facebook.
É interessante saber que as “métricas de vaidade”, ou seja, curtidas e compartilhamento, são boas, mas não ajudam a monetizar e, de fato, ganhar dinheiro. Logo, não devem ser os únicos indicadores que sua página no Facebook está sendo efetiva.
Para se ter melhores resultados, é necessário investir em anúncios, que promovem uma oferta de interesse do seu público. Essas ferramentas de divulgação são extremamente segmentadas e seguem cerca de oito padrões diferentes:
- Impulsionamento para seus fãs, para aumentar curtidas e compartilhamentos;
- Anúncios para base de fãs, para estimular as curtidas;
- Anúncio para que os cliques sejam direcionados ao site;
- Anúncios para conversões nos sites;
- Anúncios para que os usuários a baixar seu aplicativo;
- Anúncios cujo objetivo é o engajamento com seu aplicativo;
- Anúncios para promover um evento;
- Anúncios para promover ofertas.
Essa é uma rede social focada em profissionais e empresas. Crescendo muito nos últimos anos, o Linkedin já conta com mais de 380 milhões de usuários ativos. Para fazer negócios ou se posicionar em sua área de atuação, é preciso estar presente na plataforma,
Além disso, o Linkedin funciona como uma rede de networking, logo não são bem aceitos conteúdos não relacionados ao mundo empresarial. Os temas geralmente abordados são contratações, produtividades, cursos, RH e empreendedorismo.
Apesar de haver espaço para curtidas, comentários e compartilhamentos o importante mesmo é ver o que está sendo falado pela sua rede de pessoas.
As utilidades do Linkedin são, basicamente:
- Conectar-se com outros profissionais;
- Ler artigos e notícias que interessem ao seu nicho de atuação;
- Encontrar oportunidades de trabalho;
- Conectar-se a marcas e empresas que lhe interessem.
Hoje em dia o Twitter é utilizado para comentar assuntos instantâneos, sejam relacionados à política, futebol, entretenimento entre outros.
O limite para uma postagem, o famoso “tweet”, é de 280 caracteres, logo são mensagens que servem para atualizar a audiência do site de forma rápida.
Ao contrário do que muitos pensam, não é porque são postagens curtas que elas não são aceitas. O Twitter é uma das redes mais acessadas por celulares e tablets, sendo mais de 300 milhões de usuários e mais de meio bilhão de postagens por dia!
YouTube
A plataforma de vídeos é hoje a maior rede no Brasil e a segunda maior do mundo! O YouTube é hoje usado para assistir programas, escutar músicas, ver jogos, acompanhar os famosos youtubers e também para fazer marketing.
No entanto, esta última opção é um pouco menos explorada, e apenas 47% dos usuários a usa para essa finalidade.
A rede, que antes era usada apenas para conversar com os amigos, é hoje uma importante ferramenta de comunicação não só no Brasil como em todo o mundo. Por aqui, é a terceira rede mais popular, com 89% de presença nos smartphones brasileiros.
Com o Whats App Business, a forma de fazer negócio com essa ferramenta recebeu novas possibilidades.
Já ouviu falar dessa? O Pinterest possui hoje cerca de 291 milhões de usuários no mundo todo e vem crescendo aos poucos no Brasil. Apesar do grande potencial, uma vez que o investimento em conteúdo visual cresce aceleradamente, apenas 8,5% das empresas do país fazem parte. Desse modo, explorar essa rede social pode ser um grande diferencial pra você e sua empresa!