fbpx
O que faz um assessor de imprensa?

A assessoria de imprensa é vista como uma das áreas mais rentáveis para o profissional formado em Jornalismo. Mas afinal, o que faz um assessor de imprensa?

Esse profissional geralmente é contratado para criar um vínculo entre determinadas notícias e/ou informações de uma pessoa ou instituição com a mídia em geral ou um público-alvo.

O assessor tem a missão de divulgar ideias, fatos, produtos, serviços ou imagens corporativas nos mais variados veículos, como TV, rádio, jornais, revistas e claro, a internet.

A informação que é passada através de um veículo de comunicação, em forma de reportagem, tem um impacto diferente quando comparada a publicidade. Isso porque através de um texto jornalístico, o público tende a receber a informação como algo incontestável, ao contrário da maioria das peças publicitárias.

Geralmente, um assessor trabalha pra empresas ou pessoas que buscam melhorar sua imagem no mercado, se preocupam com a produtividade, qualidade e bem-estar dos funcionários.

Objetivos de um assessor:

  • Encontrar notícias de interesse da mídia;
  • Construir uma imagem do assessorado na mídia;
  • Orientar o assessorado a se portar da maneira mais correta;
  • Ser próximo dos veículos da imprensa;
  • Ganhar confiança e credibilidade perante o público;
  • Elaborar press-releases (conteúdo que reúne informações de um evento, feito antes, durante ou depois do mesmo);
  • Convocar entrevistas e coletivas.

Trata-se uma área em constante expansão, é conhecida, respeitada e valorizada pelo mercado. Aquele que se esforçar e trabalhar dentro dos padrões de ética profissional tem grandes chances de ser bem-sucedido. O assessor de imprensa deve ter conhecimento nas áreas de administração, marketing e possuir um bom planejamento, além, é claro, de uma formação jornalística.