Alô, empreendedor: fazer uma análise financeira de sua empresa é muito importante, pois ter dados confiáveis em mãos ajuda demais em cada tomada de decisão. Assim você alavanca seu negócio e atrai mais clientes e investidores.
Se você busca conduzir um negócio próprio, deve ter em mente que toda ação realizada na empresa – seja ela operacional, técnica ou comercial – reflete em sua estrutura e desempenho econômico.
A análise financeira monitora os fatos e resultados, visando o melhor uso dos seus recursos. Um bom planejamento deve tornar-se uma ação gerencial estratégica constante, observando os seguintes itens:
- Equilíbrio econômico e financeiro: Estudo da viabilidade do negócio, análise da estabilidade e capacidade de geração de lucro. Faturamento periódico, custos fixos e variáveis, margem de contribuição, preços de vendas e fluxo de caixa.
- Crescimento: análise do aumento de patrimônio líquido, dos volumes de faturamento e até da estrutura empresarial.
- Indicadores econômicos: Medidas de desempenho que calculam o desenvolvimento econômico da empresa, demonstram a saúde financeira e permitem comparativos entre períodos para avaliação do resultado atual. Índices de liquidez, endividamento, rentabilidade sobre vendas e atividades (pagamentos e recebimentos).
Mantenha atualizados os dados contábeis de sua empresa, pois as demonstrações ajudarão a identificar e solucionar eventuais problemas na gestão financeira. Você terá como descobrir possíveis falhas, corrigir rotas e traçar objetivos palpáveis – os melhores possíveis em cada momento. Não dá para trabalhar no escuro, né? Se liga!
Análise financeira = estudo da capacidade de geração de lucro de uma empresa
Referências: Sebrae e Conube