fbpx
5 dicas para gestão de equipes à distância

home office

 

  1. Conte com um planejamento bem estruturado: Organize todas as atividades, seus respectivos responsáveis e prazos de entrega. Há uma série de aplicativos e programas que podem facilitar o gerenciamento de trabalho remoto, a depender do seu ramo de atuação e tamanho da equipe, entre outros fatores – desde o popular WhatsApp até formulários online (Google Forms), ou programas de gestão de projetos como o Trello, Wrike e o Operand.
  1. Defina os processos e os objetivos com clareza: Isso faz toda a diferença para alcançar resultados de qualidade, até mesmo no gerenciamento presencial. Os envolvidos devem assimilar bem as demandas e expectativas do projeto, pois só assim as metas poderão ser atingidas.
  1. Ajude os colaboradores a estabelecerem uma rotina: O home office proporciona maior liberdade e flexibilidade para execução de tarefas, mas essa autonomia para fazer os próprios horários não pode se tornar uma armadilha. Ajude seus colaboradores a estabelecerem uma rotina focada em resultados para manter o bom desempenho diário e não colocar a produtividade em risco.
  1. Promova reuniões periódicas: Por elas o gestor acompanha a evolução das tarefas e projetos e mantém o planejamento alinhado com a equipe. Caso não seja possível reunir-se presencialmente com a equipe toda, as videoconferências são de grande ajuda.
  1. Entenda os estilos de trabalho: É importante que os membros fiquem motivados, conectados e avançando em direção a objetivos em comum. A comunicação é a chave, mas é igualmente importante entender as necessidades de cada indivíduo. Alguns são mais falantes, outros mais retraídos. Uns fazem sugestões o tempo todo, outros precisam de incentivo para propor ideias novas. Alguns dividem o tempo com os filhos e afazeres da casa, outros trabalham à noite… Enfim, conheça bem as particularidades de cada um para assegurar que o time se mantenha coesa, feliz e produtivo.

 

Referências: Siteware e Trello