fbpx
Hashtags: como e porque utilizá-las

hastags

 

O que é uma Hashtag?

Trata-se de uma palavra ou frase como o símbolo #, o famoso jogo da velha, que é colocado na frente de modo a servir como indicação de um assunto de conteúdo postado em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn.

É um dos elementos básicos das publicações em redes sociais e ocupa um lugar de destaque. Isto porque ela é usada não apenas pelas pessoas para identificar publicações de seu interesse, como também pelos algoritmos das redes sociais que orientam a distribuição dessas mensagens entre seus participantes.

Outros elementos que compõem um bom texto para as redes sociais são a imagem, a mensagem, os emojis e as calls to action (chamadas para ação), que incentivam a pessoa que leu a realizar uma compra, um comentário, um acesso, etc.

Por que usar Hashtags?

A importância desse recurso vai além de avisar que a postagem se refere a determinado assunto, pois pode influenciar também na relevância do perfil ou página nas redes sociais. Um dos critérios de distribuição de conteúdo dos algoritmos do Instagram e Facebook, por exemplo, é a afinidade de interesse entre quem publica um conteúdo e seus seguidores e fãs.

Ao incluir uma ou mais hashtags para identificar um assunto que sua empresa esteja abordando você está orientando a rede social para quem ela deve exibir aquele conteúdo. Assim, ela é um recurso indispensável aos textos de redes sociais, por influenciar na relevância do seu perfil ou página e também no alcance das publicações.

Como usá-las?

De modo geral, elas são usadas ao final do texto. Também é indicado usar nos comentários das publicações. Basta fazer uma pesquisa sobre quais as # mais usadas no ramo de seguimento de sua empresa, a fim de que, ao buscar assuntos sobre, seu comprador seja direcionado à publicações de seu perfil. Para isso, ferramentas como Webstagram ajudam bastante.

Atenção! Cuidado para o número de hashtags usadas. Neste caso, quantidade não é sinônimo de qualidade. São recomendadas de quatro a seis # por post.

Fonte: Academia do Marketing