fbpx
A importância do Planejamento Estratégico

 

Um planejamento estratégico bem elaborado ajuda o gestor a administrar melhor o tempo, os recursos e a energia para a estratégia de negócio.

Ao contrário do que possa parecer, é justamente a existência do planejamento estratégico que torna a organização mais preparada para eventuais mudanças. Ele permite que o gestor compreenda o valor de criar um plano para o futuro, reconhecendo problemas e identificando oportunidades de melhoria.

Algumas razões para que você trace o planejamento estratégico do seu negócio o quanto antes:

  • Ele proporciona análises de forças e fraquezas da empresa, inerentes ao ambiente interno. A eliminação (ou redução) das fraquezas proporciona uma estrutura mais eficiente, enquanto identificar as forças e maximizá-las ajuda a alcançar diferenciais competitivos.
  • Auxilia na identificação das oportunidades e ameaças que surgem através do meio externo com capacidade de impactar nos resultados da empresa (ex.: concorrentes, alterações e tendências de mercado, entre outras análises).
  • Especifica as estratégias, com definição dos objetivos e estratégias para o alcance de metas.
  • Cria e define os planos de ação, responsáveis pela parte prática da execução de estratégias. Eles desdobram os objetivos macro em metas menores, atingindo todos os níveis da hierarquia da organização (ex.: dentro de um objetivo principal de alavancar as vendas, os pequenos objetivos podem ser a aquisição de novo maquinário, investimento em divulgação, ampliação do público-alvo etc.)
  • Orienta para resultados: indica o caminho a ser trilhado para a condução do negócio, de acordo com as metas estabelecidas. O plano possui foco para resultados e, para que seja realmente eficaz, precisa contar com a participação de todos os envolvidos, desde o processo mais simples até a alta gestão. Um resultado leva a outro, que conduz tudo ao objetivo principal.

Referências: Euax e Setting